Tô desde o dia 14 de junho, quase um mês, viajando aqui pela Europa. Passei por 4 países, Espanha, República Tcheca, Dinamarca e agora Alemanha. Minha impressão sobre cada um desses países foi diferente, os espanhóis em Barcelona meio folgados, rabugentos e mal educados, mas com um sistema de transporte impecável, com um recolhimento de lixo urbano de primeira, ruas lindas e outras qualidades. Praga, na República Tcheca, com aquela beleza melancólica, tudo antigo, parece que você voltou no tempo, mas ao mesmo tempo tudo funcionando também, pessoas educadas, sistema de transporte público funcionando, os bondes são uma solução muito inteligente e funcional. Copenhagen na Dinamarca já deixou saudades, cidade linda, arquitetura linda, gente meio reservada mas aparentemente feliz e muito educada, todos andando de bicicleta, tudo funciona. E agora Berlin, acabei de chegar, me pareceu uma cidade meio assustadora, mas logo de cara deu a impressão de muito rica culturalmente. Carlinhos Zodi Pelas ruas de Barcelona Carlinhos Zodi Barcelona, Espanha Carlinhos Zodi André Genovevi no Paralel, Barcelona, Espanha. Carlinhos Zodi Barcelona, Espanha Carlinhos Zodi Pelo metrô em Barcelona Carlinhos Zodi Barcelona, Espanha Carlinhos Zodi Barcelona, Espanha Carlinhos Zodi Profissão perigo. Carlinhos Zodi Dia internacional do skate em Barcelona. Carlinhos Zodi Pra acalmar a mente. Carlinhos Zodi El perro de las carreteras. Carlinhos Zodi Barcelona, Espanha Carlinhos Zodi Barcelona, Espanha Carlinhos Zodi Agbar, Barcelona, Espanha Carlinhos Zodi Praga, República Tcheca Carlinhos Zodi Praga, República Tcheca. Carlinhos Zodi Outro tempo na República Tcheca. Carlinhos Zodi Praga, República Tcheca Carlinhos Zodi Praga, República Tcheca Casa do Conde Drácula? Carlinhos Zodi Design por todos os lados. Carlinhos Zodi Czech czech one two!!! Carlinhos Zodi Metrônominho. Praga, República Tcheca. Carlinhos Zodi Centro de Praga, República Tcheca Carlinhos Zodi Home czech home. Carlinhos Zodi Casa do Conde Drácula? Praga, República Tcheca. Carlinhos Zodi Você está aqui. Dinamarca. Carlinhos Zodi Skate pelas ruas de Copenhagen com Diego Fiorese. Carlinhos Zodi Dia de descanso. Carlinhos Zodi Cerejas do pé no quintal de casa em Copenhagen. Carlinhos Zodi Equipamentos prontos pra sessão com Diego Fiorese em Copenhagen. Carlinhos Zodi Visual diário ao acordar em Copenhagen. Carlinhos Zodi Entendeu? Lavanderia dinamarquesa. Carlinhos Zodi Pico de skate em Copenhagen Carlinhos Zodi Tapa na cabeleira em Copenhagen Carlinhos Zodi Skate em Copenhagen - Dinamarca com Diego Fiorese e Nilo Peçanha. Carlinhos Zodi Brasil-sil-sil! Carlinhos Zodi Praia em Copenhagen Carlinhos Zodi Vizinhança em Berlin Carlinhos Zodi Chegamos em Berlin
Quando vem chegando a hora de voltar pro Brasil fica uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo uma alegria de voltar pra minha terra, minhas raízes, meus amigos, família, mas dá uma tristeza de perceber que o Brasil podia ser tão melhor. A cada país de primeiro mundo que eu viajo percebo que o nosso grandão podia ser o lugar perfeito pra se viver. Daí me pergunto, todos esses filhos da #$& que mantém nosso país nessa condição de $%#* viajam pra esses mesmos lugares que eu fui, todos tomam um tapa na cara de organização e civilidade. Por que não percebem que nosso lugar seria tão melhor pra TODOS se virássemos essa chave? Se começássemos a pensar coletivamente? Se começassemos a priorizar as pessoas e não o lucro em cima dos combustíveis, dos impostos e de produtos e serviços piores a um custo mais alto?
E essa revolução que "quase" aconteceu? Em que pé que tá? No que vai dar? Assisti com tanto orgulho daqui de longe as pessoas se engajando e de repente... não se fala mais nisso... o governo cedeu aos 20 centavos e à pec, mas ainda tá tudo tão longe.
Vou sair logo mais pra gravar skate aqui em Berlin, tô gravando o Pela Rua, programa que faço pro Canal OFF, pelo visto hoje as caminhadas vão ser pensativas, nessa mistura de alegria e tristeza, de achar que existe um lugar que poderia ser tão bom no mundo, mas não é por causa de um bando de gente que insiste em continuar no jardim da infância consciencial, um lugar que continua uma baderna que beira o paraíso e o insuportável ao mesmo tempo. E assim vou caminhando com a sensação de que não tenho lugar no mundo a não ser dentro da minha própria cabeça, meu verdadeiro lar.
Bom dia a todos.
↧
Onde é tua casa?
↧