Quais os sons mais loucos do mundo? Foi mais ou menos essa pergunta que levou Trevor Cox, um professor de engenharia acústica na University of Salford, em Manchester, a criar o site Sound Tourism. “Reparei que os guias têm muitas dicas de lugares para ver, mas não para ouvir”, diz o britânico. “Então me perguntei quais seriam os fenômenos sonoros mais notáveis, do ponto de vista turístico.” Cox listou por lá os que descobriu: de fenômenos naturais, como dunas que fazem uma quase música – um dos preferidos do engenheiro –, a espaços arquitetônicos em que se pode conversar à distância por susurros (leia mais sobre alguns ao lado). Cox lançou em janeiro deste ano o livro Sonic Wonderland: A Scientific Odyssey of Sound, que expande a ideia para além do turismo. “Mesmo com a fala, nossa vida é dominada pelo visual”, afirma. “Ouvir o que está ao nosso redor pode ser irritante, mas também pode ser prazeroso. Às vezes perdemos coisas fantásticas do dia a dia.”. Vai lá sonicwonders.org MELODIAS DE AREIA Arquivo Pessoal / Trevor Cox Algumas dunas (como esta ao lado, que fica em um lugar chamado Kelso Dunes, no Deserto de Mojave, na SE O ASFALTO CANTASSE Arquivo Pessoal / Trevor Cox SOM AO REDOR Arquivo Pessoal / Trevor Cox Esta estação de espionagem abandonada fica em Teufelsberg, uma colina artificial construída em Berlim com escombros de bombardeios da Segunda Guerra Mundial. No topo da torre, a cúpula quase esférica produz diferentes tipos de fenômenos – posicionando-se no lugar certo é possível susurrar no próprio ouvido. As paredes também são boas condutoras de som e um barulho feito perto delas circula várias vezes pela estrutura.
Califórnia) produzem um zumbido grave, causado por uma avalanche sincronizada de grãos de areia – embora o motivo específico para a sincronização e o porquê de nem todas as dunas produzirem o efeito ainda não seja claro. O fenômeno pode ser ouvido em pouco mais de 30 lugares ao redor do planeta.
Usando pequenas ondulações no asfalto e as vibrações dos pneus de um carro, é possível fazer estradas reproduzirem músicas (a da foto, na cidade americana de Lancaster, toca “William Tell Overture”, de Rossini, desafinada). No geral, é apenas uma curiosidade turística, mas há uma estrada na Coreia do Sul que foi feita para tocar uma cantiga quando os carros passam a 100 km/h e manter motoristas alerta.
↧
Paisagens para ouvir
↧